Desde o nascimento, a criança interage com as pessoas com as quais se relaciona. Durante esse processo, ela passa a receber diversas informações e estímulos, o que possibilita conhecer o mundo e o ambiente em que está inserida.
Atividades educacionais são importantes nessa fase, sobretudo para o desenvolvimento socioemocional da criança. Por meio das brincadeiras e das relações sociais, ela desenvolve sua cognição — principalmente durante a primeira infância, período entre 0 e 5 anos.
Práticas pedagógicas bem elaboradas para as especificidades de cada fase infantil possibilitam que o desenvolvimento cognitivo seja ainda mais efetivo.
Pensando nisso, neste post, trazemos informações imperdíveis sobre a importância, os benefícios e 4 possibilidades de atividades educacionais para crianças até os 5 anos. Confira!
Atividades educacionais podem ser definidas como situações criadas no dia a dia da criança com objetivo de promover algum tipo de aprendizagem. Essas atividades buscam melhorar o desenvolvimento socioafetivo, cognitivo, motor e/ou linguístico. São muito importantes para o crescimento integral da criança.
O objetivo é que cada atividade busque desenvolver uma ou mais áreas do conhecimento. A interação com o outro, por exemplo, possibilita o desenvolvimento cognitivo e a identificação. Por sua vez, a escuta de histórias e o manuseio de livros estimulam a imaginação e a criatividade.
A existência desse tipo de atividade é importante porque contribui para o desenvolvimento e a sociabilização da criança durante a primeira infância. Do ponto de vista da educação socioemocional, são contribuições relevantes para um crescimento saudável. Adultos com uma boa base socioemocional se relacionam melhor com os outros na vida adulta e são mais empáticos, criativos e independentes.
O papel do Programa Escola da Inteligência é ajudar a família e os profissionais de ensino a implementar esse tipo de educação. Mediante um ensino socioemocional efetivo, a criança tem mais chances de desenvolver atitudes saudáveis.
Além da sociabilidade e do desenvolvimento socioemocional, as atividades educacionais nessa fase trazem outros benefícios, como: facilidade de aprendizado, memorização e atenção; aprimoramento da criatividade e criação de vínculos com os familiares.
Outro benefício é o fato de que, por meio de brincadeiras e atividades lúdicas, a criança fica menos cativada pela tecnologia e por dispositivos móveis. Embora a tecnologia seja uma ótima aliada da educação moderna, um certo equilíbrio é necessário.
Uma grande mudança de comportamento notada nos últimos tempos é o fascínio das crianças por celulares e tablets. Comportamento muitas vezes influenciado pelos próprios familiares, essa atenção dada ao celular desde cedo pode impactar na atenção e concentração durante a fase de aprendizagem.
Por meio de atividades educacionais e lúdicas, os professores conseguem equilibrar essa relação e utilizar os recursos tecnológicos durante a aprendizagem na medida certa.
Agora que você já conhece a importância e os benefícios que as atividades educacionais podem trazer para o desenvolvimento durante a primeira infância, a seguir selecionamos algumas possibilidades de atividades educacionais que podem ajudar a estimulá-lo.
As ações que possibilitam o desenvolvimento cognitivo se dão por intermédio das interações que a criança estabelece com o meio no qual ela se relaciona.
Os mil primeiros dias na vida do indivíduo são fundamentais para a sua formação. É nesse período que a criança começa a fazer observações e estabelecer conexões feitas por essas observações.
Ou seja, a criança constrói o conhecimento por meio do que vivencia. Por exemplo, se todos os dias as pessoas que cuidam da criança no momento da alimentação falam a palavra “papa” e logo oferecem uma comida, a criança naturalmente vai associar aquela ação, que é a refeição, com a palavra “papa”.
Por essa razão, planejar atividades que estimulem a interação, a comunicação e a observação do espaço será extremamente significativo para o processo cognitivo da criança.
Uma atividade educativa nesse sentido é levar a criança a descobrir os componentes do ambiente na medida em que consegue perceber e respeitar seu colega.
A atividade sugerida com essa intencionalidade consiste em entregar uma lanterna em um ambiente com pouca luminosidade para as crianças entre 2 e 3 anos. Depois, solicite a elas que explorem o ambiente e faça com que verbalizem o que estão encontrando. Você também pode solicitar que as crianças procurem algum objeto específico ou algum colega.
Os adultos também poderão estimular as crianças sobre a importância do cuidado ao se movimentar nessa atividade, para evitar atrito com alguém ou danificar algum objeto. Sua duração usual é de 10 a 30 minutos, dependendo da quantidade de crianças.
A percepção de som e a sua expressão é de domínio da criança desde seus primeiros meses de vida, inclusive existem estudos que demonstram que essa percepção pode acontecer até mesmo durante a gestação.
No entanto, outras capacidades, como a sensibilidade sonora, a discriminação auditiva, a dicção e o ritmo necessitam de estímulos para serem desenvolvidas e aprimoradas.
Um exemplo de atividade que estimula a consciência sonora é a manipulação das possibilidades de sons que se pode emitir.
Com base em desenhos, imagens ou vídeos relativos a objetos, animais e fenômenos que tendem a fazer parte do repertório das crianças, os adultos poderão estimulá-las a demonstrar os sons correspondentes a cada item mostrado. Isso leva a criança a fazer complexas associações sobre sons e imagens, e aperfeiçoa ainda mais sua memória.
Trata-se de uma prática apropriada para crianças entre 2 e 3 anos e que deve durar, também, cerca de meia hora.
Os estímulos das atividades físicas estão diretamente relacionados com os estímulos do desenvolvimento cognitivo.
Tendo em vista que esses estímulos contribuem para diversos processos fisiológicos cerebrais, quando há uma intencionalidade eles podem trazer inúmeros benefícios que vão contribuir para uma excelente formação do indivíduo.
Nessa perspectiva, práticas educativas com intencionalidade pedagógica que favoreçam a movimentação corporal das crianças são fundamentais para a percepção do corpo, bem como sobre a importância dos estímulos mentais relacionados a ele.
Uma prática que trabalha a movimentação corporal é a estimulação da motricidade por meio da realização de circuitos.
Nessa tarefa, é criado um tipo de trajeto com almofadas, banquinhos e colchões que a criança deve percorrer de diferentes maneiras — com as mãos para cima ou com um pé só, por exemplo —, com nível de dificuldade de acordo com a idade.
Dessa forma, a mente e o corpo deverão estar em sintonia para que os comandos sejam feitos com destreza.
Essa prática tem duração de cerca de trinta minutos e é recomendada para crianças que começam a engatinhar, e perduram por toda a Educação Infantil.
As narrativas ensinam sobre o mundo e estimulam a imaginação infantil. Nessa perspectiva, a escuta de histórias e o manuseio de livros desde cedo consiste em um rico estímulo para o desenvolvimento da criatividade, concentração e imaginação da criança. Pode levar ao interesse pela leitura que vai contribuir positivamente na sua formação.
Um exemplo de atividade que favorece essas condições é a criação de uma espécie de cantinho da leitura, onde são contadas histórias.
É importante que este espaço seja organizado de forma a possibilitar a permanência das crianças — contando com colchonetes, almofadas, sofás pequenos e até espelhos, por exemplo — e equipado com fantoches ou bonecos para incentivar o protagonismo infantil, no qual a criança pode criar e recontar histórias, além ter livros resistentes e adequados para cada fase.
É uma prática com o desenvolvimento diário de 10 a 15 minutos, sendo indicada para todas as crianças.
Por serem multidisciplinares e envolverem diversas habilidades, essas atividades educacionais para crianças podem contribuir de muitas maneiras para o seu desenvolvimento cognitivo, constituindo-se em práticas pedagógicas indispensáveis.
Existem muitas possibilidades e outros exemplos para estimular pedagogicamente as crianças nessa fase. Além disso, a observação e o acompanhamento são sempre fundamentais.
Neste post, conversamos sobre a importância das atividades educacionais durante a primeira infância. Falamos um pouco dos benefícios que essas atividades podem trazer para o desenvolvimento da criança e sua vida adulta. Por último, trouxemos 4 possibilidades educativas para serem desenvolvidas até os 5 anos.
O Programa Escola da Inteligência busca sempre trazer conteúdos ricos para o desenvolvimento integral das crianças por meio de competências socioemocionais. Este post ajudou você? Assine nossa newsletter para acompanhar nossos artigos!
Fonte: https://escoladainteligencia.com.br/blog/atividades-educacionais/