Desenvolvendo Habilidades Socioemocionais na Escola Caminho Suave/Colégio Villa-Lobos: Uma Abordagem SAS

Desenvolvendo Habilidades Socioemocionais na Escola Caminho Suave/Colégio Villa-Lobos: Uma Abordagem SAS

Introdução:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) consolidou a importância das habilidades socioemocionais no processo educativo. No âmbito da Escola Caminho Suave/Colégio Villa-Lobos, adotamos a abordagem do SAS Plataforma de Educação para potencializar o desenvolvimento dessas competências. Aqui, exploraremos como a escola integra os pilares da BNCC em sua prática pedagógica, destacando métodos eficazes para promover um ambiente educacional centrado no crescimento integral dos alunos.

Pilares do Desenvolvimento Socioemocional:
A Escola Caminho Suave/Colégio Villa-Lobos reconhece a importância de valorizar a diversidade, promovendo um ambiente acolhedor e empático. Acreditamos que a escuta ativa é crucial para o desenvolvimento emocional e racional dos alunos, proporcionando uma base sólida para lidar com a diversidade e conflitos.

Cultura do Diálogo e Autonomia:
Estabelecemos uma cultura do diálogo, incentivando a manifestação de opiniões e experiências. Essa abordagem democrática promove a autonomia dos alunos, tornando-os protagonistas ativos de seu processo de aprendizagem. Acreditamos que a autonomia é essencial não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para a formação de cidadãos responsáveis e colaborativos.

Práticas Pedagógicas para Desenvolvimento Socioemocional:
Na Escola Caminho Suave/Colégio Villa-Lobos, adotamos práticas pedagógicas alinhadas com a BNCC. A cultura maker é incorporada, incentivando a experimentação e a criatividade. Projetos interdisciplinares e diálogo constante são ferramentas que utilizamos para desenvolver habilidades socioemocionais como colaboração, resiliência e proatividade.

Leitura e Literatura como Ferramentas de Desenvolvimento:
Valorizamos a leitura e a literatura como meios de desenvolver criatividade e raciocínio. A interdisciplinaridade no estudo literário é aplicada, proporcionando uma compreensão mais ampla e conectada. Projetos que unem literatura e música são exemplo de como mobilizamos a escola em atividades práticas, promovendo habilidades como colaboração e comunicação eficaz.

Mobilizando a Escola em Projetos:
Para garantir a aplicação prática desses princípios, criamos projetos envolvendo literatura e música, onde os alunos são incentivados a participar ativamente. Essa abordagem colaborativa culmina em apresentações entre turmas, promovendo uma troca produtiva e fortalecendo habilidades socioemocionais.

Conclusão:
Na Escola Caminho Suave/Colégio Villa-Lobos, a integração das habilidades socioemocionais no currículo é mais do que uma prática educativa, é um compromisso com o desenvolvimento integral dos alunos. Ao adotar a abordagem do SAS, buscamos não apenas formar alunos competentes academicamente, mas cidadãos conscientes, colaborativos e emocionalmente inteligentes.