A “Escola Caminho Suave” foi fundada em 1984. Valores que nasceram conosco continuaram a nortear nossa missão, adaptados aos tempos e lugares, permeando a obra educativa da Escola.

 

Por que “Caminho Suave”? Porque as pessoas que pensaram e construíram esta escola desejavam que os alunos percorressem firme, mas suavemente os caminhos do conhecer e do aprender.

 

A “Escola Caminho Suave” nasceu de um pensamento, virou sonho de amigas e tornou-se realidade. Tudo começou durante uma reunião informal, em julho de 1984. Vagarosamente foi tomando forma, no meio da correria, das papeladas e das propagandas. E a partir de fevereiro de 1985, o sonho começou a se transformar em realidade. O primeiro endereço foi na Rua Aprígio de Araújo, 1466, onde funcionava o curso de Educação Infantil.

 

Tudo começou pequeno, mas fomos reunindo forças, crescendo e ousando até chegarmos a uma nova realidade: a construção do nosso primeiro prédio em 1986. Concretizava-se a idéia de montar o curso de 1º Grau (hoje Ensino Fundamental) em 1991. Assim passamos a oferecer, além dos Jardins e do Pré, a Primeira Série do Ensino Fundamental. Em 2001, a escola foi reformada e passou a atender os alunos do Infantil até a Quarta Série, (hoje Infantil e 1º ao 5º ano.)

 

Com o sucesso das Primeiras Séries do Ensino Fundamental I, vimos a necessidade de continuar crescendo e decidimos, a partir de 2001, implantar o Ensino Fundamental II, denominado “Colégio Villa-Lobos” (de 5ª a 8ª série), hoje denominados 6º ao 9º ano.

 

Entendemos a educação como um processo global, dinâmico e constante, que leva o educando a uma autonomia, consolidada no uso da liberdade pessoal e social.

 

A “Escola Caminho Suave” e o “Colégio Villa-Lobos” pretendem, como instituição, realizar plenamente sua função específica, completando o trabalho educacional da família, à qual pertence o direito e o dever de educar. Quer ser de fato um centro de ação educativa do qual participem alunos, famílias, professores, funcionários e comunidade.

 

Para levar o educando à autonomia intelectual, tem relevância a assistência dada por diretores, coordenadores de séries e professores. São incluídas no Plano Pedagógico orientações que atendam ao ritmo individual do aluno.

 

As aulas acontecem além das salas de aula: quadras, biblioteca, laboratório, sala de informática, pátios, sala de arte e demais dependências.

 

Em todos os segmentos, a “Escola Caminho Suave” e o “Colégio Villa-Lobos” promovem excursões culturais, trabalho de campo e encontros com diversos profissionais convidados.

 

Somos conscientes desses que são os princípios básicos para a verdadeira educação.

 

Juntos, solidários, atingiremos a meta proposta!

 
 
 

História da Escola

Berçário

Política Educacional

Orientações para o Aluno

Grade Curricular

Estrutura

 
 
 

Todos os direitos reservados - © 2009

Link para RGB Comunicação - Agência de Internet