4 dicas para ajudar seu filho a fazer novas amizades

4 dicas para ajudar seu filho a fazer novas amizades

Uma das etapas mais importantes e bonitas do desenvolvimento de uma criança é quando ela começa a ter suas primeiras experiências fora de casa e fazer novas amizades, principalmente na escola.

Cheia de novos rostos e uma área totalmente fora da zona de conforto que o lar proporciona, a escola é o ambiente mais importante para a socialização na infância. Por esse motivo, as amizades que as crianças fazem na educação infantil se tornarão um ótimo sistema de apoio para o futuro, com muitos impactos em seu desenvolvimento socioemocional.

Porém, podem surgir alguns obstáculos no caminho, especialmente por conta da personalidade da criança e, até mesmo, em razão do medo de ficar distante dos pais.

Então, veja 4 dicas de como ajudar seu filho a vencer a timidez e fazer novas amizades.

1. Estimule atividades em grupo com outras crianças
Muitas vezes, a timidez infantil é resultado do pouco convívio com outras crianças. Por isso, além do ambiente escolar, procure envolver seu filho em atividades infantis em grupo, como as brincadeiras interativas. Se onde vocês moram não há muitas crianças com quem fazer novas amizades, procure em sua cidade espaços com programações infantis.

Por exemplo, as entidades da rede S, como o Sesc e Sesi, que têm unidades espalhadas por todo o Brasil, contam com uma grade de atividades extensa para todas as idades. O melhor é que boa parte delas é gratuita ou com preços simbólicos, e nem é preciso se inscrever, basta chegar e participar.

2. Leiam livros e assistam a filmes e peças de teatro com a temática de amizade
Ter vontade de fazer novas amizades também é um hábito que vai sendo construído ao longo da vida. Por isso, nada melhor que participar de atividades culturais com essa temática. Ler livros e assistir a filmes e peças de teatro são uma ótima pedida para se divertir, se emocionar e refletir sobre a importância da amizade, bem como um estímulo a vencer a timidez.

Ao observar tantos personagens empenhados no gesto de fazer amizades, seu filho naturalmente vai começar a perceber o quanto ter amigos é importante para a vida e vai se sentir mais disposto a se socializar. A tendência é que, aos poucos, a timidez seja quebrada.

3. Ajude seu filho a aumentar a confiança
Ao notar timidez excessiva, é preciso trabalhar em seu filho maior autoconfiança. Mas isso precisa acontecer de maneira leve e sem pressão.

Uma ideia é procurar ambientes pequenos e íntimos, onde a criança possa praticar suas habilidades sociais em uma situação mais gerenciável, como uma aula de arte ou um programa de contação de histórias.

Muitas crianças menos extrovertidas, por exemplo, têm mais facilidade para abordar outras crianças quando não se sentem oprimidas pelo barulho e caos de um ambiente muito movimentado.

4. Respeite a personalidade e os limites do seu filho
Quando se trata de fazer amigos, é importante deixar seu filho ser quem ele é. Tente não comparar as habilidades de amizade de seu filho com a personalidade social de seus irmãos ou de outras crianças que vocês conhecem.

Enquanto algumas crianças são extrovertidas e adoram ter muitos amigos, outras ficam felizes por ter apenas algumas amizades íntimas. O importante é celebrar a personalidade única e as necessidades específicas de seu filho. Por isso, jamais confunda personalidade mais introspectiva com timidez excessiva ― esta, sim, pode ser um obstáculo para o futuro e, portanto, precisa ser trabalhada.

Fazer novas amizades é mágico: um ótimo exemplo que reforça a importância dos pais no processo de socialização infantil. Assim, viva intensamente essa fase com seu filho, sempre sendo o melhor apoio para ele se sentir bem e se desenvolver feliz.

Por falar em desenvolvimento socioemocional, convidamos você a ficar mais um pouco conosco e descobrir qual é o papel dos pais na formação do caráter dos filhos!

Fonte: https://escoladainteligencia.com.br/blog/fazer-novas-amizades/